quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Propriedades dos materiais

A)Propriedades Físicas:

1. Condutibilidade térmica:
Propriedade que os corpos possuem em conduzir mais rápido a corrente térmica (frio ou calor).

2. Condutibilidade elétrica:
É a facilidade que os corpos tem em permitir ou não a propagação da corrente elétrica.

3. Ponto de fusão:
Temperatura na qual um corpo adquire a propriedade da fusibilidade

4. Resistência:
Carga máxima que um material pode resistir sem se deformar, através de tração, torção, flexão e cisalhamento.

5. Dureza:
Capacidade de um material de se opor à penetração de um outro corpo.

6. Elasticidade:
Capacidade que um corpo possui, ao ser deformado, e quando cessados os esforços, retornar a sua forma original.

7. Plasticidade:
Capacidade que um corpo possui, ao ser deformado, e quando cessados os esforços, não retornar a sua forma original.

8. Peso:
É a massa do elemento ( em g) multiplicada pela gravidade (em m/s2).

9. Dilatação térmica:
Ao aumentar a temperatura os corpos se dilatam (aumentam seu volume), em todas as direções.

10. Magnetismo:
Capacidade que os corpos possuem em serem atraídos ou repelidos por um imã.


B)Propriedades Químicas:

1. Corrosibilidade:
É a resist6encia que os corpos oferecem ao ataque pelo meio ambiente ( corrosão), ou pelo efeito da temperatura ( oxidação).

2. Combustibilidade:
É o processo químico, em que existe a combinação do elemento com o O, liberando luz e calor.

3. Toxibilidade (toxidez):
Efeito dos elementos em serem prejudiciais ao ser humano.

4. Valência:
Capacidade de os átomos unirem-se em moléculas, com base na força de coesão. A combinação de um átomo de H com outro elemento é chamada monovalente, se dois átomos combinarem-se com o elemento é bivalente, a valência indica com quantos átomos de H um elemento pode unir-se ou substituir.

5. Afinidade:
Afinidade: é a força de atração entre os átomos.

C) Propriedades tecnológicas:

1. Fusibilidade:
Capacidade dos corpos em sofrerem fusão.

2. Soldabilidade:
Propriedade dos materiais em unirem-se através de fusão ou pressão.

3. Forjabilidade:
Capacidade dos corpos em terem sua forma alterada por golpes e calor.

4. Usinabilidade:
São mecanismos de corte ou arranque de cavacos, onde é aplicada uma força sobre o material, para que se rompam as partículas.

Cobertura em pastilhas intercambiáveis

Carboneto de titânio (TiC): a característica mais marcante do TiC em relação ao TiN é a dureza mais elevada, o que lhe confere uma maior resistência à abrasão. Possui um baixo coeficiente de dilatação térmica, característica importante em processos como o fresamento.

Nitreto de titânio (TiN): é quimicamente mais estável que o TiC, isto é, possui menor tendência de difusão em aços. Porém é mais susceptível ao desgaste abrasivo. Sua dureza é de 2.300 HV 0,05. É um dos revestimentos mais utilizados. Sua utilização é recomendada para materiais mais dúcteis, tais como aços de baixo carbono e alumínio, observando, baixas forças de corte.

Óxido de Alumínio (Al2O3): É caracterizado por uma alta dureza a quente, resistência à oxidação e ações químicas, com excelente resistência ao desgaste de cratera. Tem como desvantagem a baixa resistência a oscilações de temperaturas e alta fragilidade. Diniz (2006, p. 91).

Nitreto de Titânio-alumínio (TiAlN) Revestido por WC/C: Este tipo de revestimento tem como característica minimizar a utilização de fluidos de corte, através da aplicação de uma camada de WC/C sobre o revestimento de TiAlN, reduzindo o coeficiente de atrito de 0,4 para 0,2 e garantindo sua aplicação em processos de furação e rosqueamento. (Balzers, 2007).

Nitreto de Titânio-alumínio Multicamadas (TiAlN): É um dos últimos desenvolvimentos no revestimento, combinando diferentes proporções alternadas de Ti e Al. Este tipo de revestimento se destaca na usinagem a seco.

Carbonitreto de titânio (TiCN): é derivado do TiN, onde parte dos átomos de N é substituídos por C durante a deposição. Possui uma elevada dureza (3.000 HV 0,05). Aplicável em situações de forças de corte médias a baixas, em materiais como ferros fundidos, aços de médio C, ligas Al-Si. (Balzers, 2007). Cor do revestimento: azul-cinzento

Nitreto de Titânio-Alumínio (TiAlN): este revestimento também é derivado do TiN. Durante o processo de deposição, parte dos átomos de Ti é substituída por átomos de Al. Os átomos de alumínio são retidos no material (revestimento) na forma de solução sólida, causando endurecimento. O aumento de dureza (3.500 HV 0,05) proporciona maior resistência ao desgaste. A substituição dos átomos pode significar, também, melhora de resistência à oxidação e estabilidade química, dependendo da aplicação. Uma proporção de átomos típica é de Ti0, 6 Al0,4 N. Os revestimentos a base de TiAlN têm se sobressaído principalmente em usinagem a seco, mas também é aplicável com fluidos de corte. Cor do revestimento: violeta-cinzento

Nitreto de cromo alumínio (AlCrN): é um revestimento de alto rendimento, isento de titânio, é excelente para níveis de resistência à oxidação e dureza a quente. Estas propriedades conferem a este produto uma incomparável resistência ao desgaste, tanto em condições normais como sob esforços mecânicos elevados. As capacidades das ferramentas de máquinas modernas podem assim ser melhor exploradas através do aumento de dureza (3.200 HV 0,05). Cor do revestimento: azul-cinzento

Giuberto Kanzler

Giuberto Kanzler
Engenheiro de Produção